Ãîëîâíà

Livro de Mormon 15 ñòîð³íêà

  1.  1 ñòîð³íêà
  2.  1 ñòîð³íêà
  3.  1 ñòîð³íêà
  4.  1 ñòîð³íêà
  5.  1 ñòîð³íêà
  6.  1 ñòîð³íêà
  7.  1 ñòîð³íêà

LIVRO DE

MOSIAS

Capitulos:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29

CAPITULO 1

O rei Benjamim ensina a seus filhos o idioma e as profecias de seus pais-Sua religiao e civilizacao foram preservadas por causa dos registros gravados nas varias placas-Mosias e escolhido rei e recebe a custodia dos registros e de outras coisas. Aproximadamente 130-124 a.C.

1 E ENTAO nao houve mais contendas em toda a terra de Zaraenla, entre todo o povo que pertencia ao rei Benjamim, de modo que o rei Benjamim gozou de paz continua todo o restante de seus dias.

2 E aconteceu que ele tinha tres filhos; e dera-lhes os nomes de Mosias e Helorum e Helama. E fez com que fossem instruidos em todo o idioma de seus pais, para que assim se tornassem homens de entendimento; e para que soubessem das profecias que haviam sido feitas pela boca de seus pais e que lhes foram entregues pela mao do Senhor.

3 E ele tambem os ensinou sobre os registros que estavam gravados nas placas de latao, dizendo: Meus filhos, quisera que vos lembrasseis de que, se nao fosse por estas placas que contem estes registros e estes mandamentos, teriamos permanecido em ignorancia ate o presente , nao conhecendo os misterios de Deus.

4 Porque nao teria sido possivel a nosso pai, Lei, lembrar-se de todas estas coisas para ensina-las a seus filhos, se nao fosse pelo auxilio destas placas; pois tendo ele sido instruido no idioma dos egipcios podia, portanto, ler estas gravacoes e ensina-las a seus filhos, para que assim eles pudessem ensina-las a seus filhos, cumprindo desta forma os mandamentos de Deus ate o presente.

5 Digo-vos, meus filhos, que se nao fosse por estas coisas que foram guardadas e preservadas pela mao de Deus para que pudessemos ler e compreender os seus misterios e ter seus mandamentos sempre diante dos olhos, ate mesmo nossos pais teriam degenerado, caindo na incredulidade; e teriamos sido como nossos irmaos, os lamanitas, que nada sabem a respeito destas coisas ou nem sequer nelas creem quando lhes sao ensinadas, por causa das tradicoes de seus pais, que nao sao corretas.

6 O meus filhos, quisera que vos lembrasseis de que estas palavras sao verdadeiras e tambem de que estes registros sao verdadeiros. E eis que tambem as placas de Nefi, que contem os registros e as palavras de nossos pais desde o tempo em que deixaram Jerusalem ate agora, sao verdadeiras; e podemos saber da veracidade delas porque as temos diante dos olhos.

7 E agora, meus filhos, quisera que vos lembrasseis de examina-las diligentemente, para que delas vos beneficieis; e quisera que guardasseis os mandamentos de Deus para que prospereis na terra, segundo as promessas que o Senhor fez a nossos pais.

8 E muitas coisas mais o rei Benjamim ensinou a seus filhos, as quais nao estao escritas neste livro.

9 E aconteceu que depois de haver ensinado seus filhos, o rei Benjamim envelheceu e viu que muito em breve seguiria pelo caminho de toda a Terra; portanto julgou ser oportuno conferir o reino a um de seus filhos.

10 Portanto ele fez com que Mosias fosse levado a sua presenca; e estas sao as palavras que ele lhe falou, dizendo: Meu filho, quisera que fizesses uma proclamacao por toda esta terra, entre todo este povo, ou melhor, o povo de Zaraenla eo povo de Mosias que habita esta terra, para que se reunam ; porque amanha proclamarei a este meu povo, de viva voz, que tu es rei e governante deste povo que o Senhor nosso Deus nos deu.

11 E ademais, darei a este povo um nome, para que assim sejam distinguidos de todos os povos que o Senhor Deus trouxe da terra de Jerusalem; e isto faco porque tem sido um povo diligente na obediencia aos mandamentos do Senhor.

12 E dou-lhes um nome que jamais sera apagado, salvo em caso de transgressao.

13 Sim, e ainda mais, digo-te que se este povo altamente favorecido pelo Senhor cair em transgressao e tornar-se um povo iniquo e adultero, o Senhor os abandonara, para que assim se tornem fracos como seus irmaos; e ele nao mais os preservara com seu incomparavel e maravilhoso poder, como ate agora preservou nossos pais.

14 Porque te digo que se ele nao houvesse estendido o braco para preservar nossos pais, eles teriam caido nas maos dos lamanitas, tornando-se vitimas de seu odio.

15 E aconteceu que depois de haver o rei Benjamim terminado de dizer estas palavras a seu filho, encarregou-o de todos os assuntos do reino.

16 Alem disso, tambem o encarregou dos registros que estavam gravados nas placas de latao; e tambem das placas de Nefi; e tambem da espada de Labao e da esfera ou guia que conduziu nossos pais pelo deserto, que fora preparada pela mao do Senhor para que assim fossem dirigidos, cada um segundo o cuidado e atencao que lhe davam.

17 Portanto, como foram infieis, nao prosperaram nem progrediram em sua jornada, mas foram impelidos para tras e incorreram no desagrado de Deus; e foram, portanto, atingidos pela fome e duras aflicoes, para que se lembrassem de seus deveres.

18 E entao aconteceu que Mosias foi e fez como seu pai lhe ordenara; e conclamou todo o povo que estava na terra de Zaraenla a reunir-se para ir ao templo ouvir as palavras que seu pai lhes diria.

CAPITULO 2

O rei Benjamim fala a seu povo-Relata a equidade, justica e espiritualidade de seu reinado-Aconselha o povo a servir a seu Rei Celestial-Aqueles que se rebelarem contra Deus sofrerao angustia semelhante a um fogo inextinguivel. Aproximadamente 124 a.C.

1 E ACONTECEU que apos Mosias haver feito o que seu pai lhe ordenara e haver feito uma proclamacao por toda a terra, o povo congregou-se por toda a terra, a fim de subir ao templo para ouvir as palavras que o rei Benjamim lhes diria .

2 E eram tantos, que nao foram contados; porque eles se haviam multiplicado muito, tornando-se numerosos na terra.

3 E tambem tomaram das primicias de seus rebanhos, para oferecerem sacrificios e holocaustos segundo a lei de Moises.

4 E tambem, para poderem dar gracas ao Senhor seu Deus, que os tirara da terra de Jerusalem e livrara-os das maos de seus inimigos; e nomeara homens justos para serem seus mestres e tambem um homem justo para ser seu rei, o qual estabelecera a paz na terra de Zaraenla e ensinara-lhes a guardar os mandamentos de Deus, a fim de que se regozijassem e se enchessem de amor para com Deus e todos os homens.

5 E aconteceu que quando subiram ao templo armaram suas tendas nos arredores, cada homem conforme sua familia, que consistia na esposa e nos filhos e nas filhas; e nos filhos e nas filhas destes, do mais velho ao mais jovem, cada familia separada uma da outra.

6 E armaram suas tendas ao redor do templo, cada homem com a porta de sua tenda voltada para o templo, a fim de que pudessem permanecer nas suas tendas e ouvir as palavras que o rei Benjamim lhes diria;

7 Por ser a multidao tao grande que o rei Benjamim nao poderia ensinar a todos dentro dos muros do templo, ele fez construir uma torre, para que assim seu povo pudesse ouvir as palavras que lhes diria.

8 E aconteceu que, da torre, ele comecou a falar a seu povo; e nem todos podiam ouvir-lhe as palavras, por causa do tamanho da multidao; portanto fez com que suas palavras fossem escritas e enviadas aqueles que se achavam fora do alcance de sua voz, para que tambem recebessem suas palavras.

9 E estas sao as palavras que ele disse e fez com que fossem escritas, dizendo: Meus irmaos, todos que vos haveis reunido, vos que podeis ouvir as palavras que hoje vos direi; pois nao ordenei que viesseis aqui para ouvir levianamente as palavras que direi, mas para que me escuteis e abrais os ouvidos para ouvir e o coracao para entender e vossa mente para que os misterios de Deus vos sejam revelados.

10 Nao ordenei que subisseis aqui para que me temesseis ou para que pensasseis que eu, por mim mesmo, seja mais que um homem mortal.

11 Mas sou como vos mesmos, sujeito a toda sorte de enfermidades do corpo e da mente; contudo fui escolhido por este povo e consagrado por meu pai; e a mao do Senhor permitiu que eu fosse governante e rei deste povo; e fui guardado e preservado por seu incomparavel poder para servir-vos com todo o poder, mente e forca que o Senhor me concedeu.

12 E digo-vos que como me foi permitido empregar meus dias a vosso servico ate este momento e nao tentei obter de vos nem ouro nem prata nem qualquer tipo de riqueza;

13 Nem permiti que fosseis confinados em calaboucos nem que escravizasseis uns aos outros nem que assassinasseis nem pilhasseis nem roubasseis nem cometesseis adulterio; nem permiti que cometesseis qualquer tipo de iniquidade, mas ensinei-vos que devieis guardar os mandamentos do Senhor em todas as coisas que ele vos ordenou-

14 E eu mesmo tenho trabalhado com minhas proprias maos, a fim de vos servir; e para que nao sejais sobrecarregados com impostos e nao recaiam sobre vos coisas dificeis de suportar-e vos mesmos sois testemunhas, neste dia, de todas estas coisas que falei.

15 Contudo, meus irmaos, nao fiz estas coisas todas para vangloriar-me nem conto estas coisas para assim poder acusar-vos; mas digo-vos estas coisas para que saibais que hoje posso responder ante Deus com uma consciencia limpa.

16 Eis que vos digo, ao afirmar-vos haver empregado meus dias a vosso servico, que nao e meu desejo vangloriar-me, porque so estive a servico de Deus.

17 E eis que vos digo estas coisas para que aprendais sabedoria; para que saibais que, quando estais a servico de vosso proximo, estais somente a servico de vosso Deus.

18 Eis que me haveis chamado vosso rei; e se eu, a quem chamais vosso rei, trabalho para vos servir, nao deveis vos trabalhar para vos servirdes uns aos outros?

19 E eis tambem que se eu, a quem chamais vosso rei, que passou os seus dias a vosso servico e, contudo, esteve a servico de Deus, mereco algum agradecimento de vos, oh! quanto deveis agradecer a vosso Rei celestial!

20 Digo-vos, meus irmaos, que se renderdes todas as gracas e louvores, com todo o poder de vossa alma, aquele Deus que vos criou e guardou e preservou e fez com que vos regozijasseis e vos concedeu viverdes em paz uns com os outros -

21 Digo-vos que se servirdes ao que vos criou desde o principio e vos esta preservando dia a dia, dando-vos alento para que possais viver, mover-vos e agir segundo vossa propria vontade; e ate vos apoiando de momento a momento-digo-vos que se o servirdes com toda a alma, ainda assim sereis servos inuteis.

22 E eis que tudo que ele requer de vos e que guardeis seus mandamentos; e ele prometeu-vos que, se guardasseis seus mandamentos, prosperarieis na terra; e ele nunca se desvia do que disse; portanto, se guardardes seus mandamentos, ele vos abencoara e far-vos-a prosperar.

23 Ora! em primeiro lugar ele vos criou e concedeu-vos a vida, pelo que lhe sois devedores.

24 E, em segundo lugar, ele requer que facais conforme vos ordenou; e se o fizerdes, ele imediatamente vos abencoara; e, portanto, ter-vos-a pago. E vos ainda lhe sereis devedores e o sois e se-lo-eis para sempre; portanto, de que vos podeis vangloriar?

25 E agora vos pergunto: Podeis dizer algo de vos mesmos? Respondo-vos: Nao. Nao podeis dizer que sois nem mesmo como o po da Terra; no entanto, fostes criados do po da Terra; mas eis que o po pertence aquele que vos criou.

26 E eu, mesmo eu, a quem chamais vosso rei, nao sou melhor do que vos, porque eu tambem sou do po. E vedes que estou velho e prestes a entregar este corpo mortal a sua mae terra.

27 Portanto, como disse que vos havia servido, andando com a consciencia limpa diante de Deus, assim vos fiz reunir nesta ocasiao, para que eu possa ser declarado inocente e para que vosso sangue nao recaia sobre mim quando me apresentar para ser julgado por Deus pelas coisas que ele me ordenou, concernentes a vos.

28 E digo que vos fiz reunir para poder livrar minhas vestimentas de vosso sangue, nesta ocasiao em que estou para descer a minha sepultura, a fim de que eu desca em paz e meu espirito imortal possa juntar-se aos coros excelsos, cantando louvores a um justo Deus.

29 E ademais, digo-vos que vos fiz reunir para declarar-vos que nao posso mais ser vosso mestre nem vosso rei;

30 Porque, mesmo agora, todo o meu corpo treme muito enquanto me esforco para vos falar; mas o Senhor Deus me sustem e permitiu-me que vos falasse; e ordenou-me que vos declarasse hoje que meu filho Mosias e vosso rei e governante.

31 E agora, meus irmaos, quisera que agisseis como tendes feito ate aqui. Assim como tendes guardado os meus mandamentos e tambem os mandamentos de meu pai e tendes prosperado e fostes livrados de cair nas maos de vossos inimigos, de igual maneira, se guardardes os mandamentos de meu filho, ou seja, os mandamentos de Deus que por ele vos serao transmitidos, prosperareis na terra e vossos inimigos nao terao poder sobre vos.

32 Cuidado, porem, o meu povo, para que nao surjam contendas entre vos nem vos inclineis a obedecer ao espirito maligno, do qual meu pai, Mosias, falou.

33 Mas eis que ha uma condenacao decretada para o que se inclina a obedecer a esse espirito; porque o que se inclina a obedecer-lhe e permanece e morre em seus pecados, bebe condenacao para a propria alma; porque recebe por salario um castigo eterno, havendo transgredido a lei de Deus contra seu proprio conhecimento.

34 Digo-vos que ninguem ha entre vos, a excecao de vossas criancinhas, que nao foram ensinadas sobre estas coisas, que nao saiba que sois eternamente devedores a vosso Pai Celestial e que deveis entregar-lhe tudo o que tendes e sois; e que nao haja sido instruido concernente aos registros que contem as profecias pronunciadas pelos santos profetas ate a epoca em que nosso pai, Lei, deixou Jerusalem;

35 E tambem, tudo o que tem sido dito por nossos pais ate agora. E eis que tambem eles disseram o que lhes foi ordenado pelo Senhor; portanto sao justos e verdadeiros.

36 E agora eu vos digo, meus irmaos, que depois de haverdes conhecido todas estas coisas e elas vos haverem sido ensinadas, se transgredirdes e fordes contra aquilo que tem sido falado, de modo que vos afasteis do Espirito do Senhor e nao tenha ele lugar em vos para guiar-vos pelas veredas da sabedoria, a fim de que sejais abencoados, favorecidos e preservados-

37 Digo-vos que o homem que faz isto se rebela abertamente contra Deus; portanto se inclina a obedecer ao espirito maligno e torna-se inimigo de toda retidao; por isso o Senhor nao tem lugar nele, pois ele nao habita em templos impuros.

38 Portanto se tal homem nao se arrepende e permanece e morre inimigo de Deus, as exigencias da divina justica despertam-lhe a alma imortal para um vivo sentimento de sua propria culpa, que o leva a recuar diante da presenca do Senhor e enche-lhe o peito de culpa e dor e angustia, como um fogo inextinguivel cuja chama se eleva para todo o sempre.

39 E digo-vos que a misericordia nao tem direitos sobre esse homem; portanto sua condenacao final e padecer um tormento sem fim.

40 Oh! todos vos, anciaos, e tambem vos, jovens, e vos, criancinhas, que podeis entender minhas palavras, pois falei-vos claramente para que pudesseis compreender, oro para que vos lembreis da terrivel situacao daqueles que cairam em transgressao.

41 E ainda mais, quisera que considerasseis o estado abencoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que sao abencoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais; e se eles se conservarem fieis ate o fim, serao recebidos no ceu, para que assim possam habitar com Deus em um estado de felicidade sem fim. Oh! Lembrai-vos, lembrai-vos de que estas coisas sao verdadeiras, porque o Senhor Deus as disse.

CAPITULO 3

O rei Benjamim continua seu discurso-O Senhor Onipotente ministrara entre os homens num tabernaculo de barro-De todos os seus poros saira sangue quando ele expiar os pecados do mundo-O seu nome e o unico pelo qual se alcanca a salvacao-Os homens podem despojar-se do homem natural e tornar-se santos, por meio da Expiacao-O tormento dos iniquos sera como um lago de fogo e enxofre. Aproximadamente 124 a.C.

1 E QUERO chamar a vossa atencao mais uma vez, meus irmaos, porque ainda tenho algo mais para vos dizer; pois eis que tenho coisas para vos dizer sobre o que devera acontecer.

2 E as coisas que vos direi foram-me dadas a conhecer por um anjo de Deus. E ele disse-me: Desperta; e eu despertei e eis que ele estava diante de mim.

3 E ele disse-me: Desperta e ouve as palavras que te direi; pois eis que vim para anunciar-te as boas novas de grande alegria.

4 Pois o Senhor ouviu tuas oracoes e julgou tua retidao; e enviou-me para anunciar-te que podes regozijar-te e que podes anuncia-las a teu povo, a fim de que eles tambem se encham de alegria.

5 Pois eis que o tempo se aproxima e nao esta muito longe, em que, com poder, o Senhor Onipotente que reina, que era e e de toda a eternidade para toda a eternidade, descera dos ceus no meio dos filhos dos homens e habitara num tabernaculo de barro; e fara grandes milagres entre os homens, como curar os enfermos, levantar os mortos, fazer andar os coxos, dar vista aos cegos, fazer ouvir os surdos e curar toda especie de enfermidades.

6 E expulsara demonios, ou seja, os espiritos malignos que habitam no coracao dos filhos dos homens.

7 E eis que sofrera tentacoes e dores corporais, fome, sede e cansaco maiores do que o homem pode suportar sem morrer; eis que saira sangue de cada um de seus poros, tao grande sera a sua angustia pelas iniquidades e abominacoes de seu povo.

8 E ele chamar-se-a Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Pai dos ceus e da Terra, o Criador de todas as coisas desde o principio; e sua mae chamar-se-a Maria.

9 E eis que vem aos seus para que a salvacao seja concedida aos filhos dos homens pela fe em seu nome; e mesmo depois de tudo isso, considera-lo-ao um homem e dirao que esta endemoninhado; e acoita-lo-ao e crucifica-lo-ao.

10 E no terceiro dia ressuscitara dentre os mortos; e eis que ele julga o mundo; e eis que todas estas coisas sao feitas para que recaia um julgamento justo sobre os filhos dos homens.

11 Pois eis tambem que seu sangue expia os pecados dos que cairam pela transgressao de Adao, que morreram sem conhecer a vontade de Deus acerca de si mesmos ou que pecaram por ignorancia.

12 Mas ai daquele que sabe que se rebela contra Deus! Porque a nenhum desses sera concedida salvacao, a nao ser pelo arrependimento e fe no Senhor Jesus Cristo.

13 E o Senhor Deus enviou seus santos profetas a todos os filhos dos homens para declararem estas coisas a toda tribo, nacao e lingua, para que, assim, todo aquele que acreditar na vinda de Cristo receba a remissao de seus pecados e regozije-se com grande alegria, como se ele ja tivesse vindo a eles.

14 Contudo o Senhor Deus viu que seu povo era obstinado e deu-lhe uma lei, sim, a lei de Moises.

15 E mostrou a eles muitos sinais e maravilhas e simbolos e figuras concernentes a sua vinda; e tambem os santos profetas lhes falaram sobre sua vinda; e, apesar disso, endureceram o coracao e nao compreenderam que a lei de Moises de nada serviria se nao fosse pela expiacao de seu sangue.

16 E mesmo se fosse possivel que as criancinhas pecassem, nao poderiam ser salvas; mas digo-vos que elas sao abencoadas; pois eis que como em Adao, ou seja, pela natureza, elas caem, assim tambem o sangue de Cristo expia os seus pecados.

17 E digo-vos ainda mais, que nenhum outro nome se dara, nenhum outro caminho ou meio pelo qual a salvacao seja concedida aos filhos dos homens, a nao ser em nome e pelo nome de Cristo, o Senhor Onipotente.

18 Pois eis que ele julga e seu julgamento e justo; e a crianca que morre ainda na infancia nao perece; mas os homens bebem condenacao para sua propria alma, a nao ser que se humilhem e tornem-se como criancinhas; e acreditem que a salvacao veio e vem e vira no sangue e pelo sangue expiatorio de Cristo, o Senhor Onipotente.

19 Porque o homem natural e inimigo de Deus e tem-no sido desde a queda de Adao e se-lo-a para sempre; a nao ser que ceda ao influxo do Santo Espirito e despoje-se do homem natural e torne-se santo pela expiacao de Cristo, o Senhor; e torne-se como uma crianca, submisso, manso, humilde, paciente, cheio de amor, disposto a submeter-se a tudo quanto o Senhor achar que lhe deva infligir, assim como uma crianca se submete a seu pai.

20 E alem disso, digo-vos que chegara o tempo em que o conhecimento de um Salvador se espalhara por toda nacao, tribo, lingua e povo.

21 E eis que, quando chegar esse tempo, ninguem sera declarado inocente diante de Deus, salvo as criancinhas, a nao ser por meio de arrependimento e fe no nome do Senhor Deus Onipotente.

22 E mesmo nestes dias, depois de haveres ensinado aos de teu povo as coisas que o Senhor teu Deus te ordenou, eles nao mais sao considerados sem culpa a vista de Deus, a nao ser que ajam de acordo com as palavras que te disse.

23 E agora eu disse as palavras que o Senhor Deus me ordenou.

24 E assim diz o Senhor: Elas serao como resplandecente testemunho contra os deste povo no dia do julgamento; por elas serao julgados, cada homem segundo suas obras, sejam elas boas ou sejam mas.

25 E se forem mas, eles serao condenados a uma visao terrivel de sua propria culpa e abominacoes, que os fara recuar da presenca do Senhor para um estado de miseria e tormento sem fim, de onde nao poderao mais voltar; portanto beberam condenacao para suas proprias almas.

26 Beberam, portanto, do calice da ira de Deus, o qual a justica nao lhes poderia negar, como nao poderia negar que Adao caisse por haver participado do fruto proibido; portanto a misericordia nunca mais poderia reclama-los.

27 E o seu tormento e como um lago de fogo e enxofre, cujas chamas sao inextinguiveis e cuja fumaca ascende para sempre e sempre. Assim me ordenou o Senhor. Amem.

CAPITULO 4

O rei Benjamim continua seu discurso-A salvacao e concedida por causa da Expiacao-Crede em Deus para serdes salvos-Continuai fieis para conservardes a remissao de vossos pecados-Reparti vosso sustento com os pobres-Fazei todas as coisas com sabedoria e ordem. Aproximadamente 124 a.C.

1 E ENTAO aconteceu que apos ter dito as palavras que lhe haviam sido transmitidas pelo anjo do Senhor, o rei Benjamim olhou para a multidao ao redor e eis que haviam caido por terra, porque o temor do Senhor se havia apoderado deles.

2 E haviam visto a si mesmos em seu estado carnal, menos ainda que o po da Terra. E todos clamaram a uma so voz, dizendo: Oh! Tende misericordia e aplicai o sangue expiatorio de Cristo, para que recebamos o perdao de nossos pecados e nosso coracao seja purificado; porque cremos em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que criou o ceu e a Terra e todas as coisas; que descera entre os filhos dos homens.

3 E aconteceu que depois de haverem pronunciado essas palavras, o Espirito do Senhor desceu sobre eles e encheram-se de alegria, havendo recebido a remissao de seus pecados e tendo paz de consciencia, por causa da profunda fe que tinham em Jesus Cristo que haveria de vir, de acordo com as palavras que o rei Benjamim lhes dissera.

4 E o rei Benjamim tornou a abrir a boca e falou-lhes, dizendo: Meus amigos e meus irmaos, minha familia e povo meu, quero novamente chamar a vossa atencao, para que possais ouvir e entender o restante das palavras que vos direi.

5 Pois eis que se o conhecimento da bondade de Deus despertou agora em vos a consciencia de vossa nulidade e de vossa indignidade e estado decaido-

6 Digo-vos que se haveis adquirido conhecimento da bondade de Deus e de seu incomparavel poder e de sua sabedoria e de sua paciencia e de sua longanimidade para com os filhos dos homens; e tambem da expiacao que foi preparada desde a fundacao do mundo, a fim de que, por ela, a salvacao possa vir para aquele que puser sua confianca no Senhor e guardar diligentemente seus mandamentos e perseverar na fe ate o fim da vida, quero dizer , a vida do corpo mortal-

7 Eu digo que este e o homem que recebe a salvacao, por meio da expiacao que foi preparada desde a fundacao do mundo para toda a humanidade que existiu, desde a queda de Adao, ou que existe ou que existira ate o fim do mundo.

8 E este e o meio pelo qual e concedida a salvacao. E nao ha qualquer outra salvacao, a nao ser esta que foi mencionada; tampouco ha outras condicoes pelas quais o homem possa ser salvo, exceto aquelas de que vos falei.

9 Acreditai em Deus; acreditai que ele existe e que criou todas as coisas, tanto no ceu como na Terra; acreditai que ele tem toda a sabedoria e todo o poder, tanto no ceu como na Terra; acreditai que o homem nao compreende todas as coisas que o Senhor pode compreender.

10 E novamente, acreditai que vos deveis arrepender de vossos pecados e abandona-los e humilhar-vos diante de Deus; e pedir com sinceridade de coracao que ele vos perdoe; e agora, se acreditais em todas estas coisas, procurai faze-las.

11 E digo-vos novamente, como disse antes, que, como haveis adquirido conhecimento da gloria de Deus, ou seja, se haveis conhecido sua bondade, experimentado seu amor e recebido a remissao de vossos pecados, o que causa tao grande alegria a vossa alma, ainda assim quisera que vos lembrasseis e sempre guardasseis na memoria a grandeza de Deus e vossa propria nulidade; e sua bondade e longanimidade para convosco, indignas criaturas; e que vos humilhasseis com a mais profunda humildade, invocando diariamente o nome do Senhor e permanecendo firmes na fe naquilo que esta para vir e que foi anunciado pela boca do anjo.




 Livro de Mormon 4 ñòîð³íêà |  Livro de Mormon 5 ñòîð³íêà |  Livro de Mormon 6 ñòîð³íêà |  Livro de Mormon 7 ñòîð³íêà |  Livro de Mormon 8 ñòîð³íêà |  Livro de Mormon 9 ñòîð³íêà |  Livro de Mormon 10 ñòîð³íêà |  Livro de Mormon 11 ñòîð³íêà |  Livro de Mormon 12 ñòîð³íêà |  Livro de Mormon 13 ñòîð³íêà |

© 2016-2022  um.co.ua - ó÷áîâ³ ìàòåð³àëè òà ðåôåðàòè