Lixeiro

Guardador de automoveis

Mas caso tenha achado tudo isso muito pouco para voce, podemos dar um upgrade e conseguir uma vaga de piloto de asa-delta para voo duplo turistico panoramico.

Ai voce vai viver literalmente voando!

6. Quer ser vendedor porque salario certo no final do mes e coisa de conformista e voce e um desbravador?

Sabe aquela historia de que vale mais um passarinho na mao do que dois voando?

E lembre-se: desbravador nao significa "deixar de ser bravo", mas ser empreendedor, determinado a ponto de conviver com o incerto, fazendo da inseguranca um aliado para futuras conquistas.

Agora o questionario relampago n? 2 para aquele que ja e vendedor - ou que pelo menos carrega esse titulo:

1. Segunda-feira para voce e um dia problematico, dificil, chato e sem graca?

2. Voce dorme bem, de forma tranquila e continua todas as noites?

3. Voce almoca bem todos os dias e cuida bem das suas maos?

4. O pedido para voce e consequencia do seu bom trabalho?

5. Voce adora a liberdade de poder ir e vir, sem horarios e sem uma efetiva supervisao?

6. Voce e uma pessoa equilibrada, ponderada e discreta?

Bem, se voce respondeu sim a alguma dessas questoes, isso significa que voce e a pessoa errada, na hora errada, fazendo tudo errado.

Veja so:

1. Segunda-feira e o dia mais complexo para o vendedor, pois nele se concentram as maiores dificuldades da semana, uma vez que a empresa quer saber seu plano de trabalho da semana e tambem quer avaliar como foi a semana anterior (algumas empresas adotam a sexta-feira para esse procedimento). Para piorar tudo, os compradores elegem justamente esse dia para avaliar os estoques, os creditos e a gestao de suprimentos. Logo, o vendedor tem de se preparar com antecedencia para tornar a segunda-feira um dia produtivo. Ele precisa de tudo em dobro:

Imagine so se o time dele perdeu no domingo justamente para o time que voce torce?

Portanto, a segunda-feira tem de ser o seu melhor dia, o seu maior desafio. E para isso ela tem de ser eleita o melhor dia da semana.

2. Claro que dormir bem e de fundamental importancia para nossa saude - inclusive, e bastante recomendado pelos medicos.

Mas nao estamos falando de saude fisica ou mental, estamos falando da saude do sucesso, aquela que traz consigo a saude financeira tao almejada por todos.

Voce nao acorda a noite pensando que no dia seguinte vai ter uma visita importante que pode lhe render aquele pedido que vai salvar o mes e lhe dar a oportunidade de atingir sua cota?

Voce nao sonha acordado que, se atingir a meta do mes, pode ganhar aquela viagem com a familia como premio pelos seus resultados?

Voce nao tem dificuldades para dormir quando aquele pedido com o qual voce estava contando ficou para o mes que vem e tumultuou sua cota?

Bem, se voce nao e assim, continue dormindo.

3. Para nao ser alvo de criticas dos chatos de plantao, torno a enfatizar que e claro que cuidar da alimentacao e importante para a saude.

Mas se voce tem tempo para almocar bem todos os dias, isso significa que voce atua num pequeno municipio de poucos mil habitantes, tem onde estacionar e almocar, e retornar ao trabalho nao leva mais de uma hora, ou que voce reside numa regiao onde tudo e todos param na hora do almoco.

Se nenhuma das indicacoes acima e compativel com o seu caso, significa que o seu caso e serio.

E quanto as maos, e muito simples: vendedor que e vendedor tem calo nas maos de tanto carregar sua pasta.

4. 0 pedido para um vendedor nao e consequencia de um bom, de um eficiente, de um mais ou menos, de um sortudo, de um mau trabalho ou nao. 0 pedido para o vendedor e a vida dele, e tudo. A visita para um vendedor so e valida quando ele retoma para a empresa com o pedido, caso contrario, nao valeu.

5. A responsabilidade e algumas vezes maior quando administramos nossas proprias decisoes e assumimos seus efeitos e causas. Quando voce administra sua liberdade, seus horarios, seus compromissos, tudo fica mais dificil, pois alem da automotivacao, voce tera de praticar a auto-orientacao. O tempo pode ser seu maior aliado, mas pode ser tambem seu pior inimigo.

6. Bem, se voce e ponderado, equilibrado e discreto, sugiro que faca um curso por correspondencia para detetive particular.

Achou a atividade perigosa demais?

Que tal ascensorista de elevador de cemiterio vertical?

Preste bem atencao!

Vendedor e pulsante, faz-se notar mesmo quando nao esta presente; e desequilibrado, (nao mentalmente) por natureza, e impulsivo, intuitivo e tem a percepcao natural dos melhores cacadores.

Vendedor quando acorda nao bebe leite, bebe guarana em po,

Vendedor nao se veste para sair de casa, se decora.

Carro de vendedor e igual bolsa de mulher, tem de tudo e voce nao acha nada.

Vendedor nao tem clientes, tem fas.

Vendedor nao tem amigos, tem cabos eleitorais.

Enfim, vendedor e assim, vendedor.

E tem mais;

Tem orgulho de dizer que e vendedor,

Visao sem acao nao passa de um sonho.

Acao sem visao e so um passatempo.

Visao com acao pode mudar o mundo.

Joel Arthur Barker

Joel Arthur Barker, futurista de nosso tempo, em um de seus mais interessantes trabalhos (Paradigms: the business oi discovering the future) destaca a importancia da visao do futuro para as realizacoes do cotidiano, ea considera o fator fundamental que determina o sucesso eo fracasso de pessoas e organizacoes.

As vezes eu recebo cada cartao de visitas:

Veja so estes dois casos reais:

Caso 1

Estou jantando num restaurante em Sao Paulo e la pelas 21 horas entra uma gravata, seguida de uma pessoa.

Explico: e que o cidadao era tao pavao, o peito andava tao estufado, tudo tao para a frente, que a gravata chegava primeiro.

Mas como ninguem e perfeito, nao e que eu conhecia o camarada ...

Como morei muitos anos no Rio de Janeiro, era de la que vinha a figura que rapidamente deu aquele cumprimento que quase ninguem notou, so o restaurante inteiro,

Depois que a "crise de presenca" passou, veio a famosa pergunta (evidentemente para checar se ainda estavamos na mesma classe social): "E ai? Ta fazendo o que da vida?".

Respondi que era vendedor de livros.

Ele rapidamente sacou seu cartao de visitas de um porta-cartoes que brilhava como a luz do dia e me disse:

"Estou no City Bank."

E no cartao vinha assim: "Vice-presidente de Negocios Corporativos."

Nao me lembro bem do final do cargo, ate porque o que mais tem em banco e vice-presidente.

Mais tarde vim a saber que ele era um vendedor de produtos bancarios para pessoas juridicas.

Caso 2

Durante um dia normal de trabalho, fui chamado a sala do diretor geral da empresa para participar inesperadamente de uma reuniao.

Quando entrei na sala, meu diretor, por motivos de forca maior, pediu licenca e foi ao banheiro.

Automaticamente me apresentei, informando meu nome e que era responsavel pela area comercial da empresa.

O cidadao tranquilo, de voz baixa, que parecia ate meio cansado, respondeu:

"Meu nome e fulano. Sou vendedor de forminhas."

Eu, meio sem graca, perguntei:

"Forminhas, forminhas de que?"

"Forminhas de aniversario. Aquelas de colocar brigadeiro e docinhos em festa de crianca."

Naquele momento pensei varias coisas, mas a primeira que me veio a mente foi que o meu diretor ia me pedir para checar a possibilidade de encaixar o vendedor de forminhas em nossa equipe de vendas.

Para resumir, aquela era uma reuniao para analisar a viabilidade do lancamento em conjunto, entre a nossa e mais duas outras, de uma linha de produtos internacionais. E aquele cidadao quietinho ali era dono e presidente de uma dessas empresas, simplesmente a maior do setor no Brasil.

Depois descobri que ele comecou sua vida profissional, evidentemente, como representante de vendas de forminhas. O que parece que para ele e motivo de orgulho ate hoje.

Agora, depois dessa abordagem preliminar, imagino o que voce nao deve estar pensando.

Na realidade, voce agora esta tentando se identificar com alguma coisa ou pelo menos com alguem, pois e dessa forma que encontramos conforto em nossas falhas.

Mas eu vou te ajudar, afinal, e para isso que servem os amigos.

Fase 1

Se voce mora num predio daqueles de varandinha, com mais de dez andares e com pelo menos dois elevadores, siga os passos da Fase 1. Mas se voce mora em casa, seja ela um sobrado ou uma bela casa num condominio fechado, siga os passos da Fase 2.

Por volta das 22 horas, coloque sua sandalia de dedos (se voce nao tem uma, e um mau sinal, porque os bons vendedores andam muito durante o dia, visitando seus clientes, e a noite uma sandalia de dedos nao tem preco), dirija -se ao elevador de servico e aperte a opcao "G" de garagem.

Depois de se desviar da goteira (toda garagem tem uma), procure fazer uma rapida analise dos carros e motos que estao estacionados.

Uma vez identificados os melhores, os mais bonitos e os mais caros, faca uma pesquisa ou um esforco de memoria e veja se a maioria deles nao pertence a profissionais da area de vendas.

Ah, mas aquele carro bonitao ali e do dono da empresa "vou bem, obrigado".

Tudo bem, pergunte qual e a atividade principal dele e como tudo comecou.

Resposta automatica: a atividade principal dele e gerar caixa para a empresa, e isso so e possivel com vendas!

Tudo comecou quando o avo, o pai ou ele mesmo passaram a vender os produtos "vou bem, obrigado".

Fase 2

Meu amigo, se voce esta morando num sobradinho (aquele que era da sua mae, que estava alugado, e que, quando voce se casou, ela tirou o inquilino, abrindo mao da renda, e emprestou para voce comecar a vida ha mais de dez anos), numa daquelas ruas pequenas, apertadas, que quando para um carro de cada lado ninguem mais passa, e que as 7 horas da manha de domingo voce ja escuta a primeira discussao familiar do dia, por favor, nao me diga que voce e um vendedor, porque serei obrigado a denuncia-lo para a ATPF - Associacao dos Tiradores de Pedidos Fracassados.

Ai nos temos de parar tudo e comecar de novo, pois voce ha mais de dez anos vem jogando no lixo o que existe de mais precioso na vida de um vendedor, a unica coisa que nao volta mais:

0 tempo.

Mas se voce fez tudo mais ou menos certinho, voce esta brincando com o seu cachorrinho ou com o seu gatinho - se bem que vendedor tem e cachorro e normalmente os nomes sao: Thor, Tyson, Hulk. Tudo que demonstre forca e poder.

So para lembrar: se o vendedor do sobradinho tiver um caozinho, certamente o nome dele e Rex.

Muito bem, deixando seu cachorrinho de lado um pouco, va ate sua bela varanda, olhe para a direita, depois olhe para a esquerda, e veja que so o seu carro esta na garagem- os demais ainda nao chegaram. Talvez seja por isso que a casa deles ja esta quitada e a sua nao.

Voce deve ser aquele tipo de vendedor que, quando atinge a cota, relaxa, fica tranquilo, no dia seguinte ja acorda um pouco mais tarde, quando da vai almocar em casa, afinal, voce ja cumpriu seu dever do mes, nao e? Voce e o tipico vendedor-ofuro!

Como voce esta num delicado processo de identificacao, guarde bem esta palavra: ambicao.

Bem, mas a que conclusao chegamos?

Sera que eu sou ou nao um vendedor?

Antigamente, quando o camarada nao dava para absolutamente nada, o que ele fazia? Arranjava um emprego de vendedor - eu digo arranjava porque era facil ser um vendedor balconista, um vendedor ambulante, um vendedor tirador de pedidos, e isso e o que quase denegriu essa talentosa atividade.

A essa altura do campeonato ja tem gente ligando para a mae e falando tudo o que pode e o que nao pode: "Nao foi voce quem disse que eu falava muito, que eu era carismatico e que daria um bom vendedor? ...".

Nao adianta, ate porque mae e mae! Mae a gente ate vende, mas nao entrega.

Mas vamos fazer algo produtivo? Vamos tentar vivenciar juntos, sob o prisma do profissional e da empresa, o que e ser, de fato, um vendedor?

Fique alerta para os sinais de fracasso que acontecem durante o desempenho da sua funcao e que voce precisa urgentemente corrigir.

Vamos listar alguns desses sinais:

1. Quando voce comete um erro e diz: "Mas a culpa nao foi minha!".
  2. Mudar? Para que? Isso sempre foi assim ...
  3. Quando o seu superior imediato tem talento e voce, em vez de buscar sinergias, busca defeitos
  4. Quando voce credita ao azar seus insucessos.
  5. Voce ja falou assim: "... Olha, mas tem muita gente pior que eu ...".

Nunca lhe deram oportunidades?

Mas ja pensou em cria-las por si proprio?

Napoleon Hill

Napoleon Hill, renomado autor motivacional norte-americano, criou a The Napoleon Hill Foundation para ser uma instituicao educacional sem fins lucrativos, cuja missao e perpetuar sua filosofia de lideranca, automotivacao e aprimoramento individual

Ai, depois do que falamos, quem esta lendo o livro e nao e vendedor deve estar pensando que esta diante de uma grande oportunidade, mas se pergunta: vou vender o que?

Bem, voce pode ter uma visao pessimista, otimista ou realista ...

Veja so alguns exemplos do que voce pode vender:

1. Agua, que maravilha, ninguem vive sem agua ... Mas existem mais de 1.500 marcas disputando a preferencia do consumidor.
  2. Remedios, afinal de contas, todo mundo fica doente um dia e vai a uma farmacia ... Vai fundo, pois hoje temos quase 60 mil farmacias espalhadas pelo Brasil.
  3. Se nao der certo a agua, va de cachaca ... Mas voce sabia que temos mais de 4.500 marcas de aguardente?
  4. Entao vamos ser mais conservadores e vamos de cafe, pois nao ha brasileiro que resista a um bom cafezinho ... Sao, apenas, mais de 1.500 marcas disputando o mercado.

Achou que seria facil?

Esqueca, sem esforco e sem muita forca de trabalho voce vai fracassar.

E a maneira mais eficiente de falhar e ficar sentado, esperando a sorte chegar.

O Vendedor | Agradecimentos | CARISMA | Podem causar estragos definitivos, EVITE-OS. | De passageiros. | Meio tempo faz o que gosta. | Caminhando para a venda | San Tzu | Ser educado | Ser habilidoso |

© um.co.ua -